quarta-feira, 9 de julho de 2008

Bombas de efeito imoral, gás de pimenta para temperar a ordem!
















































































Chegar ao Centro Histórico de Lima foi uma verdadeira epopéia. Ignorantemente fomos recusados pelos diversos taxistas, que sempre abordam os pedestres, de cumprir o trajeto Miraflores – Centro de Lima. O que nao sabíamos era que exatamente naquele horário ocorria o início de uma manifestacao popular.

Um clima tenso pairava no ar desde a corrida de táxi. Nas ruas, muitos policiais e tanques militares. Desde já, nos interesamos pela causa e nos engajamos em investigar e acompañar tudo.

As centrais sindicais do Perú, estudantes universitários, profesores, metalúrgicos, mais uma gama de movimentos organizados e setores da sociedade foram as ruas para manifestar contra a política trabalhista do governo Alan García.

Dentre as principias reivindicacoes, uma politica satisfatoria de garantias aos trabalhadores que hoje sao privados de quaisquer direitos - fazendo um paralelo com o Brasil, que no caso de demissao sem justa causa, o trabalhador tem direito a uma multa de 40% do FGTS. Esse foi apenas o ponto de partida das reivindicacoes, que aconteceram em todo o pais e que pode dar inicio a uma greve nacional.

Conversamos com vendendores, taxistas e a poetisa Natalia Isabel Camacho – segundo eles, alem das questoes trabalhistas, outro grande problema sao os precos abusivos no mercado alimenticio. A própria poetisa declarou nao tomar leite há duas semanas.

Acompañamos de perto todo o acontecido, inicialmente bem tímidos, com fotos distantes e aos poucos fomos nos misturando aos manifestantes e outros curiosos, inclusive brasileiros.

O protesto ocorria pacíficamente com todas as suas particularidades – gritos, faixas, cancoes – e acompañado de perto pelos policiais. Depois de uma bomba explodir, os policiais comecaram a efetuar prisoes aleatorias, gerando por parte dos manifestantes um sentimento ainda maior de revolta, que contra-atacaram com pedazos de madeira e garrafas pet. Ou seja, o corre-corre comeu solto, sacana!!!!!!!!!!!!!!

PS. Donas Sirlene e Anailza - ESTAMOS SOLTOS, VIVOS E A SALVO!!!!


PS2. O video da gente correndo da policia fica pra depois, ta muito grande e nao temos como diminui-lo.

2 comentários:

  1. Que emoção!

    Pena que não foram presos... rsrs

    Toda força pra meus amigos revolucionários aí, no Perus!

    Beijo de saudade!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz...que aventura...eu sempre quis experimentar gás de pimenta...e aí arde mesmo? Deve ser astral...hauhaua agora vcs podem dizer que são verdadeiros revolucionários...
    (brincadeirinha minhas crianças, estou feliz por vcs terem sobrevivido)

    beijo beijo e divirtam-se.

    ResponderExcluir