domingo, 29 de julho de 2007

Sintaxe, morfologia e mais dessas coisas

O teclado aqui é muito diferente, e também a pressa. Entao, depois consertamos os textos. E desculpem pelos inumeros erros. Mas já valem as imagens, nao?

Por la razon o por la fuerza




Essa frase consta nas moedas de 100 pesos e sintetiza bem o espirito do povo chileno. Por la razon, pois acredito que em termos de conhecimento, cultura e historia eles sao invejaveis, a cidade transborda esses elementos, em toda praca existe um monumento historico, e em todo lugar tem uma praça, aquí eles possuem um costume muito bonito de, em todo monumento existe um poema, aquí ate as pichaçoes sao poemas, em Vina del Mar tinha uma assim : “Leia Marx”. Em Valparaíso em uma rua em cada casa tinha um azulejo com poemas de Lorca, sem falar na casa de Neruda, “La Sebastiana”.O metro é algo de outro mundo, tem exposiçoes em todas as estaçoes, cuadros feitos por crianças, por adultos, exposicoes tematicas e etc., sem contar pequenas bibliotecas, o otimo habito do chileno de ler, nao é difícil pessoas com livrs na mao. Outro dia ao pagarmos a conta no bar, ja as 02:00 am, o atendente nos deu um jornal, apenas cortesía chilena. Por la fuerza, a forca está em homenagear seus herois a todo momento, seja em praça, em ruas, em bares, a todo momento eles demostram a forca que tiveram para se libertar, e a força que possuem para manter esse pais engrenado e ajustado ao longo doas anos, mesmo com uma forte ditadura. Eu ainda estou pensando, mas eu acho, em minhas teorias, que é por isso que eles possuem dois prêmios nobel de literatura, Pablo Neruda (1971) e Gabriela Mistral (1945)

Sergio magno

Concha y Toro














Prologo:
Como diria a famosa Suely Sobral: afinal de contas ninguém tem a obrigacao de ser simples.

CapI
muito bom

CapII
muito bom

Cap III
de fuder

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nada melhor do que provar um dos melhores sabores do mundo direto da fonte. Conhecer os vinhedos, a forma de fabricacao, maturacao, pegar nos barris, sentir o chao de onde veio a uva do liquido sagrado.

Um tour incrivel pela terceira maior vinicola do mundo. Provar do seu vinho mais caro e ultra-saboroso. Uma experiencia memoravel.

Para todos voces, um gostinho de Carmenere, Cabernet y Saivignon...

sábado, 28 de julho de 2007

Nota (in)util: adolescentes no Chile

Pelo menos por onde passamos tudo que era adolescente se dividiam em tres camadas, classes, tipos, generos ou seja la o que for.

Sao assim, setorizados. Os emos, os indies e os goticos. Tudo o que se ve na rua sao esses tres tipos de adolescentes. E raridade se encontrar um que fuja a isso.

Viña del Mar







Alem da belissima paisagem, Viña e um lugar muito acolhedor. Um lugar onde se pode sair despreocupadamente a qualquer hora. Voce encontra um bar ou cafe em qualquer esquina - facilmente. Tem para todos os gostos e desgostos. Bares rockers, jazzisticos, bluzeiros, indies... o que quiser. Mas grande parte deles, assim como em Santiago, Valparaiso e aqui mesmo, rola uma pegada retro: madonna, michael jackson e outros astros dos anos 80 sao a pedida (kkkkkkkkk). Muito engracado!

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Valparaíso








Valparaiso é mais um desses lugarejos aconchegantes. Você chega e é bem recepcionado. Uma neblina paira sobre sua baia, em lufadas cinzas, mas ainda assim, bonitas. É nesse nevoeiro que se encontra um grande acervo histórico e intumescido de poeticidade... en todas las calles, em todos os cantos!
Foi assim, perdidos num mapa que encontramos D. Margarita (ainda nao sei pq nao lhe tirei uma fotografia) - uma desses senhoras fofinhas, de pele alva, fala mansa e andar debilitado, uma cara de vó, que até tive que lhe dar um beijo bem gostoso - e tive a sensaçao de me misturar àquela paisagem. Conhecer a história. Me misturar (nos misturar).
Enfim... beijo grande a D. Margarita, gia e história (a de vida).


quarta-feira, 25 de julho de 2007

Curanto: nao ame-o, deixe-o!

Um desses malucos de rua nos parou - ou nós o paramos - para pedir - dar - informaçao. Bem, era um maluco qualificado, estudante (diz ele) de medicina da "cara" Universidade pública do Chile. Disse, vai ao Mercado Central e provem Curanto. E lá fomos. Isso aí de baixo é o tal do Curanto.
Cara binita, né? Nao!!!!!!! É horrível! Nós compramos o prato achando que era algo como se uma maricada. Nisso ai tem choriça, frango, porco e mais esses ascosos mexilhoes.

Como aqui, tudo se como com pao. Olha como ficou a cestinha, assim como o nosso bolso!

Saudosismo

Aqui rola um clima de saudosismo em todo e qualquer tipo de atividade. Se vamos ao bar: Crush, há miloes de anos nao vimos isso no Brasil. Se tú liga a tv, vê umas coisas do tipo: meu pequeno pônei, playmobil e muito mais dessas coisas que fizeram parte de nossa vida nos anos 80. O Chile se eternizou num tempo remoto embora o país seja bem desenvolvido!

Las Chicas


O Cien Fuegos do Chile é massa. Las chicas também. Tímidas no começo e depois... bem: depois!

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Santiago de ... Brasil

Nem parece que viemos ao Chile, é impressionante a quantidade de brasileiros que estao por aqui, basta ir na esquina que se escuta o velho portugues, encontram-se brasilenos aos montes, em grupos, casais, familias, geralmente atras de alguma informacao. Acredito que Santiago é a nova Meca dos Brasileiros, todos tem que vir nem que seja uma vez na vida. Alem do vinho, do pisco, das chicas e da neve, acredito que os conterraneos venha atrás de uma cidade limpa e organizada, com excelente estrutura, um povo muito educado, e que tem amor a sua patria, que valoriza seus simbolos nacionais e que ainda por cima nos tratam mui bem, quase nos fazendo sentirmos em casa, ou no Brasil dos nossos sonhos.


Sergio Magno

Cerveza




é muito barato beber cerveja aqui, e elas sao bem pequenininhas... vê-se pelas fotos!

Los mucho locos del Chile



A galera que chupa pedra do Chile. Depois disso chegaram uns punks loucos que eles nem conheciam.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Vamos as apresentacoes: o primeiro da esquerda para direita chama-se: Juan, o garotinho do Chile (auto denominacao), promotor de eventos muito louco, alem de imitar Mr. Bean, adora brasileiros, e tenta nos apresentar todas as chicas chilenas, mas sem sucesso. O segundo é Cristian, assistente de fotografia de algumas producoes da TV chilena, é mais tranquilo que Juan, mas nao mui diferente. Os outros nao conhecemos muito bem, mas todos gostam de musica brasileira e conhecem as bandas de punk-rock do Brasil. Mas, como dizem : um louco reconhece outro, acho que eles nos reconheceram.

Cerro San Cristóbal































Um monte com teleferico, trem, jardins, zoologico, bares, parques, trilhas, e tudo mais... muito bacana e cheio de ladeiras suicidas!!!














As llamas


domingo, 22 de julho de 2007

Que sufoco louco!




Uma verdadeira calvário mesmo nao foi o frio de alguns graus negativos, mas achar dinheiro nessa porra de cidade. Trezentas mil informacoers diferentes e andamos todo o centro comercial. Na idéia brilhante de se aquecer em alguma loja, entramos numa lan e pegamos o endereço do Banco do Brasil, que fica do outro lado de onde estávamos, lá fomos nós e nenhum cajera automático na misera do banco. Mas o maluco segurança do banco disse que podíamos sacar no banco ao lado, um ABN AMRO que tem em toda parte da cidade. E essas sao as fotos.

Enfín, el vino!





























Plaza de armas